Criatividade, uma palavra com varias definições, como podemos ver abaixo:
"Criatividade é o processo de mudança, de desenvolvimento, de evolução na organização da vida subjetiva" (Ghiselin, 1952)
"o termo pensamento criativo tem duas características fundamentais, a saber: é autônomo e é dirigido para a produção de uma nova forma" (Suchman, 1981)
"criatividade é o processo que resulta em um produto novo, que é aceito como útil, e/ou satisfatório por um número significativo de pessoas em algum ponto no tempo" (Stein, 1974)
"criatividade representa a emergência de algo único e original" (Anderson, 1965)
"criatividade é o processo de tornar-se sensível a problemas, deficiências, lacunas no conhecimento, desarmonia; identificar a dificuldade, buscar soluções, formulando hipóteses a respeito das deficiências; testar e retestar estas hipóteses; e, finalmente, comunicar os resultados" (Torrance, 1965)
"um produto ou resposta serão julgados como criativos na extensão em que a) são novos e apropriados, úteis ou de valor para uma tarefa e b) a tarefa é heurística e não algorística" (Amabile, 1983)
"manipulamos símbolos ou objetos externos para produzir um evento incomum para nós ou para nosso meio" (Flieger, 1978)
Acredita-se que o potencial criativo do ser humano tenha seu início na infância, onde quando suas "iniciativas criativas" são elogiadas e incentivadas ou não. Quando são incentivados essas crianças tendem a serem adultos inovadores, criativos, já quando não são elas criam um bloqueio, em outras palavras, quando as pessoas sabem que suas ações são valorizadas elas tendem a criar mais, enquanto quem sabe que não são tendem a parar de criar. Quando não estão sob ameaça as pessoas perdem o medo de inovar, revelando, assim, as suas ablidades criativas.
Alguns creem que a criatividade é uma habilidade passível de desenvolvimento, enquanto outros acreditam que a criatividade é um ahabilidade inata, ligada a fatores hereditários/genéticos.
A criatividade, para algumas pessoas, tem mais afinidade com motivação do que con inteligência, outras confirmam uma forte relação com o quociente de inteligência(QI) e potencial criativo.
O processo criativo se distingue-se nos seguintes estágios:
- Percepção do problema - sentindo o problema, o desafio.
- Teorização do problema - depois de observar o problema tem que convertê-lo em um modelo teórico ou mental.
- Considerar/Ver a solução - que se caracteriza geralmente pelo súbito insight da solução.
- Produzir a solução - converter a idéia mental em idéia prática.
Pode-se dizer que esse processo necessita de 1% de inspiração e 99% de transpiração.
Adorei seu blog!Vi o seu video de desenho de moda no Corel!Os outros eu venho ver outra hora!
ResponderExcluirbjs!