A partir de Worth surgiu a ideia de sermos vestidos por quem que tem o poder de decidir por nós o que deve ser usado, o que é de mal gosto ou de bom gosto, o que é elegante e o que é deselegante.
Worth confeccionava para depois vender, as roupas não eram mais feitas sob encomenda, ele possuía suas clientes e fazia as peças de acordo com o tipo físico delas. Depois de pronto era mostrado para a cliente, que caso comprasse a peça seria feito pouco ajuste para ficar exato no corpo da compradora.
Foi Worth que teve a ideia de apresentar duas coleções por ano, de acordo com as estações Primavera/Verão e Outono/Inverno. Worth convidava suas clientes para assistir o desfile em sua Maison, onde as criações eram desfiladas pelas modelos de biotipo semelhante ao das clientes. Conterrâneo desse movimento o escritor Oscar Wilde dizia que “ A moda é uma variação tão tolerável do horror que tem de ser mudada de seis em seis meses”.
Elsa Schiaparelli, rival da Chanel, foi a pessoa que começou a propor temas diferentes para cada coleção, mas sem deixar de lado o seu estilo próprio, que se manteve em todas as suas coleções. Foi Elsa que criou uma unidade visual para as coleções, onde todas as peças seguiam uma só temática dentro de seu estilo próprio.
O que é coleção?
Coleção é um conjunto de peças que possui uma mesma linguagem visual, uma harmonia em comum, ou seja, é o conjunto de peças que possuem alguma relação entre si. Sua fabricação e entrega são previstas para determinada épocas do ano. A coleção tem um tema coerente ao estilo do consumidor, a identidade da marca e as tendências da época.
Nenhum comentário:
Postar um comentário