A revista Vogue cria polemica na sua edição de Agosto da Vogue Índia, ao unir pobreza e luxo em um editorial de moda, usando a miséria para o vender o luxo. Nesta edição ela exibe fotos com pessoas reais e pobres usando acessórios de marcas de luxo. Na imagem abaixo, o menino que esta no colo usa um babador Fendi que custas USD 100. Na outra, um homem sem dentes e descalço tem nas mãos um guarda-chuva da marca Burberry, que custa cerca de 200 dólares.
A Índia possui um mercado crescente de luxo, pois a classe alta dos pais cresce aceleradamente, porém 456 milhões de indianos vivem com menos de USD 1,25 por dia, ou seja, mais de 25% das pessoas vivem abaixo da miséria.
Segundo a editora Priya Tanna, a Vogue quer mostrar que a moda não é mais um privilégio do homem rico, que qualquer um pode usá-la e ficar bonito, ainda diz que não pode se levar tão a serio a moda.
O editorial além de causar estranheza, é considerado de extremo mau gosto, não há nada de divertido ou engraçado. A revista nem se preocupou em ao menos identificar os modelos, nas legendas a Vogue coloca os nomes das marcas dos acessórios, e diz que são usados pó “um homem” ou “uma mulher”.
>Na realidade, da para se concluir que o que a Vogue Índia quis é se promover, estar nas primeiras paginas dos jornais, para eles pouco importa se é pobre ou rico, o que importa é que cause impacto e que as vendas cresçam.
Segundo a editora Priya Tanna, a Vogue quer mostrar que a moda não é mais um privilégio do homem rico, que qualquer um pode usá-la e ficar bonito, ainda diz que não pode se levar tão a serio a moda.
O editorial além de causar estranheza, é considerado de extremo mau gosto, não há nada de divertido ou engraçado. A revista nem se preocupou em ao menos identificar os modelos, nas legendas a Vogue coloca os nomes das marcas dos acessórios, e diz que são usados pó “um homem” ou “uma mulher”.
>Na realidade, da para se concluir que o que a Vogue Índia quis é se promover, estar nas primeiras paginas dos jornais, para eles pouco importa se é pobre ou rico, o que importa é que cause impacto e que as vendas cresçam.
DUTH. Vogue Índia: pobreza com acessórios de luxo. Did U Hear That? Disponível em: http://duht.blogs.sapo.pt/364764.html . Acessado em: 9 set. 2008.
TIMMONS, Heather. Vogue’s Fashion Photos Spark Debate in Índia. The New York Times. Disponível em: http://www.nytimes.com/2008/09/01/business/worldbusiness/01vogue.html?_r=1&oref=slogin . Acessado em 9 set. 2008.
Vogue cria polêmica ao unir pobreza e luxo. Observatório de Imprensa. Disponível em: http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos.asp?cod=501MON002 . Acessado em: 9 set. 2008.
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